São Paulo / SP - sexta-feira, 03 de maio de 2024

PÓLIPO ENDOMETRIAL

 

Pólipos endometriais

Os pólipos endometriais   são lesões benignas que se desenvolvem dentro da cavidade uterina ,na camada do tecido que menstrua denominado endometerio,possuem baixo potencial de malignização.

 No período reprodutivo seu diagnóstico é obtido nas pacientes sintomáticas, com sangramento uterino anormal ou infertilidade

 

Na pós-menopausa em sua maioria são assintomáticos, podendo estar associados a sangramento anormal em torno de um terço dos casos.A malignização e atipias compõem 2% dos casos estaticos.

 

A malignização do polipo ocorre em sua base de crescimento o que destaca a importancia de sua ressecção ,pois desta forma evitamos diagnósticos tardios .Ou seja , polipos em sua maioria apresentam indicações de exerese permitindo a regularização do ciclo em mulheres em idade fértil  e aumentando suas oportunidades de engravidar.Nas peri menopausadas e menopausadas a exerese também esta indicada para diagnósticos diferenciais de possiveis malignidades.

 

 

 

Diagnóstico

São diagnosticados por ultrassonografia(REPRESENTADOS ATRAVÉS DE IMAGEM BEM DEFINIDA OU espessamneto endometrial), histerossalpingografia (Rx da cavidade uterina e trompas) e por histeroscopia.

 

 

 

Como se trata

Quando são diagnosticados são retirados preferencialmente por histeroscopia em centro cirurgico.A vantagem desta abordagem é a segurança da retirada do polipo e retorno a vida normal rapidamente .

A histeroscopia compõem se de uma cirugia na qual uma fibra otica é introduzida na cavidade uterina acoplada a uma "faquinha" que resseca o polipo em sua base .

Normalmente a internação não é superior a doze horas no ambiente hospitalar